© 2019 por ARKIZ

Aliah Hotel

Bragança Paulista, Brasil

2012

Desenvolvido em parceria entre os escritórios de arquitetura ARKIZ e Hiperstudio, este projeto foi o vencedor de um concurso promovido pela empresa Projeto Aliah para a construção de um hotel e centro de convenções na região metropolitana de Campinas. A proposta do concurso era buscar modelos de empreendimentos hoteleiros que assumissem a sustentabilidade como eixo central, atentando para a importância do legado após a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O Projeto Aliah almeja não ser apenas um hotel confortável e inovador, mas sim um espaço transcendental, onde os visitantes são instigados a reavaliar sua relação com o mundo, em prol de um modo de vida melhor, mais saudável e equilibrado. A arquitetura proposta para o hotel busca colocar estes conceitos em foco, resgatando valores essenciais e atemporais que permeiam o convívio entre o ser humano e o meio ambiente, e promovendo, assim, oportunidades para a contemplação, o passeio e a meditação.

Optou-se, assim, por implantar o conjunto arquitetônico próximo à parte mais elevada do terreno, em um eixo longitudinal ao longo da cumeeira do terreno, acomodando-se à topografia natural e direcionando as visuais rumo às belas vistas panorâmicas do entorno. A leitura sensível desse território reflete na maneira com que o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação dialética na qual a arquitetura atua como suporte físico para a contemplação ambiental.

 

Local: Bragança Paulista | SP | Brasil
 

Tipologia: Comercial
 

Cliente: Projeto Aliah
 

Área construída: 12.220m²
 

Área do terreno: 75.000m²
 

Autores: Estúdio Arkiz - Alexandre Hepner, João Paulo Payar, Rafael Brych | Hiperstudio - Matheus Marques, Ricardo Gonçalves | Colaborador: Gustavo Weiss