Biblioteca de Santa Catarina

Florianópolis, Brasil

2010

Este projeto para a Biblioteca Pública de Santa Catarina, desenvolvido em parceria com o escritório Hiperstudio, recebeu o 2ᵒ Prêmio em um Concurso Nacional promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, do qual participaram mais de 80 equipes de todo o país. A proposta do concurso envolvia a reabilitação de um antigo edifício em Florianópolis compartilhado entre a biblioteca e os escritórios de diversas repartições públicas. Com a saída destes órgãos, o edifício seria liberado exclusivamente para a nova biblioteca.

O projeto apresentado propõe a remoção de partes das lajes de cada um dos pavimentos, interligando-os através de um grande saguão diagonal. No subsolo, um novo auditório oferece espaço para atividades educativas, enquanto no último pavimento a nova midiateca se abre para um terraço panorâmico. A fachada, composta por painéis modulares com diversos graus de transparência, possibilita a filtragem de luz solar difusa sem sacrificar as vistas para o exterior.

 

Local: Florianópolis | SC | Brasil

Tipologia: Institucional

Cliente: Fundação Catarinense de Cultura

Área construída: 2.864 m²

Área do terreno: 720m²

Autores: ARKIZ ( Alexandre Hepner, João Paulo Payar, Rafael Brych); Hiperstudio (Matheus Alves, Ricardo Gonçalves) /Consultor Estrutural: Yopanan Rabello /Consultor ambiental: Ricardo Messano

© 2019 por ARKIZ