Módulo de Pesquisa na Amazônia

Amazônia, Brasil

2011

Este projeto para uma unidade móvel de pesquisa na Amazônia representa uma convergência entre a arquitetura e o design sustentável. Apesar de assemelhar-se a um barco, o projeto na verdade se trata de uma plataforma flutuante de pesquisa equipada para abrigar uma equipe de até 12 tripulantes, incluindo pesquisadores, cientistas e profissionais da área da saúde.

Além de acomodações e espaços de serviços, cada unidade inclui também 6 laboratórios modulares equipados para conduzir pesquisas nas áreas de biologia, zoologia, geologia e meteorologia, podendo também ser convertidos em unidades médicas e odontológicas para o atendimento das populações ribeirinhas.

Construída com uma estrutura leve de alumínio e madeira, o módulo de pesquisa pode viajar autonomamente por até uma semana através da bacia hidrográfica Amazônica sem precisar se reabastecer. A plataforma pode ser movida por meio de energia eólica e a energia elétrica é provida por uma série de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do módulo de pesquisa.

 

 

Local: Amazonas | Brasil

 

Tipologia: Institucional

 

Área construída: 120 m² (cada módulo)

 

Área do terreno: -

 

Autores: Alexandre Hepner, João Paulo Payar, Rafael Brych / Consultores: Simos Yannas, Klaus Bode

© 2019 por ARKIZ