© 2019 por ARKIZ

Pavilhão do Café - EXPO Milano 2015

Milão, Itália

2013

Em outubro de 2012, a empresa EXPO MILANO, em parceria com o Politécnicno de Milano, promoveu um workshop internacional para o desenvolvimento do projeto de nove pavilhões temáticos a serem construídos para a Expo Milano 2015, importante feira internacional cujo tema será “Alimentando o Planeta – Energia para a Vida”. O Estúdio ARKIZ foi convidado a participar, dentre delegações de 16 países, as quais iriam se debruçar sobre o projeto dos pavilhões em parceria com equipe locais do Politecnico de Milano.

O Estúdio ARKIZ participou do projeto do Pavilhão do Café, em conjunto com os professores Francisco Spadoni, da FAU-USP, e Alessandro Colombo e Stefan Vieths, do Politecnico de Milano, e equipe. O pavilhão abrga importantes países exportadores do produto: Costa Rica, El Salvador, Ethiopia, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Quênia e Uganda.

A proposta arquitetônica do pavilhão, cuja construção será patrocinada pela empresa Illy, busca refletir o modo de produção de café tradicionalmente adotado nestes países, nos quais o café é plantado em áreas sombreadas, abaixo da copa das árvores das florestas nativas destas regiões.Isto encontra-se refletido na cobertura do pavilhão, composta por pérgulas sobrepostas, as quais filtram a luz solar tal qual a copa de árvores. Com isto, buscou-se atrair a atenção dos visitantes para este modo de produção, o qual é mais sustentável por incentivar a proteção das florestas, ao mesmo tempo em que mantendo empregos para as populações locais, uma vez que o modo de plantio e colheita é artesanal.

 

Local: Milão | Itália

 

Tipologia: Institucional

 

Cliente: EXPO Milano 2015

 

Área construída: 4.430 m²

 

Área do terreno: 5.140 m²

 

Equipe: Alexandre Hepner, Francisco Spadoni, Alessandro Colombo, Stefan Vieths, Francesca Rapisarda, Maddalena Nakato Mainini